• Mr. Frete

Ledbox: como divulgar meu estabelecimento através de motoboys?

Atualizado: 12 de nov. de 2021

As bags com propagandas oferecidas pela Ledbox são uma oportunidade de divulgação para marcas e estabelecimentos e uma chance para os motoboys garantirem uma renda a mais.


A propaganda é a alma do negócio, certo?


Por mais que não seja o único fator, se comunicar com o público é fundamental para qualquer estabelecimento.


Seja para oferecer uma promoção, informar de uma novidade ou só tornar sua empresa mais conhecida, é fundamental divulgar sua marca.


Por outro lado, muitos donos de estabelecimentos pensam que fazer anúncios é só para empresas de cifras milionárias. Mas isso não poderia ser mais equivocado.


Cada vez mais surgem novas formas de entrar em contato com o seu público e a Ledbox, pode ser a ideal para você.


Ledbox: um novo canal de comunicação


A proposta da Ledbox é clara: popularizar um canal de comunicação ainda inexistente na América Latina.


Estamos falando das mochilas, ou bags, como também são conhecidas as bolsas que a maioria dos motoboys usa para realizar entregas.


Essas bags, ao serem equipadas com um painel digital de led, transformam os motoboys em anúncios ambulantes pelas ruas. É daí inclusive que vem o nome da empresa Led + Box (caixa em inglês).


Fonte: Ledbox/Divulgação


Existem cada vez mais motociclistas atuando todos os dias no ecossistema da mobilidade urbana, seja por meio de aplicativos de entregas como iFood, Rappi, UberEats, Loggi, ou por meio de estabelecimentos comerciais que contratam os próprios entregadores.


Segundo o Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas e Ciclistas de São Paulo (SindimotoSP), só na capital paulista, há cerca de 200 mil motoboys, que percorrem em média 150 quilômetros por dia de trabalho.


O modelo de negócio da Ledbox se aproveita desses valores expressivos de motoristas e circulação, para criar um novo espaço para inserção de propagandas, que impacta motoristas e passageiros diretamente no trânsito.


A Ledbox foi criada pelo brasileiro Douglas Evaristo junto ao peruano Daniel Callirgos. Em entrevista ao CNN Brasil Business, Callirgos conta que eles se inspiraram na ação do Uber nos EUA de colocar painéis de LED em carros.


Após período de pesquisa e desenvolvimento, eles definiram que a melhor opção para atuação no Brasil e na América Latina era no setor de entregas, onde a tecnologia seria inédita.


Após quase um ano de preparação, a startup iniciou as operações em Fevereiro deste ano e já anunciou clientes como Amil, Uber Eats, Nissan, Pernambucanas e Motorola. Apesar disso, a empresa também atende empreendimentos de menor porte, sendo acessível a padarias, mercados, farmácias e mais quem quiser ter seu estabelecimento divulgado.


Com esse sistema, o motoboy se beneficia pois recebe por cada dia que atuar com a bag de led, as empresas ganham por poder alcançar o público de uma nova maneira e a Ledbox fatura por oferecer toda a tecnologia envolvida no processo.


Como a Ledbox funciona na prática?


A bag fornecida pela Ledbox conta com vários recursos para tornar efetiva a exibição e o monitoramento da campanha.


O painel de LED de 40x40cm que exibe os anúncios, também conta com conexão à internet, GPS, bateria e um acelerômetro, que informa quando o anúncio está de fato em movimento.

A empresa também é capaz de realizar o monitoramento em tempo real do equipamento, dizendo quantas estão ativas e o que está sendo reproduzido em cada tela.


Além disso, os clientes da startup tem acesso a um painel de controle que mostra por onde seus anúncios estão circulando, quantas exibições do conteúdo já foram feitas e à quantas pessoas a propaganda foi exibida. Só é possível ter esse último dado, pois a Ledbox mapeia os dispositivos bluetooth de celulares e carros ao redor da mochila e através disso fornece uma estimativa.

A médio-longo prazo, eu vejo que a mídia exterior vai ser igual a mídia online. Então, a gente vai conseguir ter todas as mensurações que hoje a mídia online oferece para os clientes. Daniel Callirgos, co-fundador da Ledbox

Os anunciantes podem também definir horários e lugares específicos onde querem que seus anúncios sejam mostrados.


Segundo a empresa, mais de 171 mil pessoas são impactadas todos os dias pelas propagandas exibidas nas motocicletas.


Como ganhar dinheiro com propaganda na minha moto?

Para rodar com o equipamento da Ledbox é preciso passar por um treinamento prévio. Para isso, você pode se cadastrar pelo aplicativo ‘Ledbox entregadores’ disponível nas lojas de app, ou através do site https://ledbox.carrd.co/.



Fonte: Ledbox/Google Play


É importante se atentar aos requisitos mínimos para ser um entregador parceiro da Ledbox:

  • Rodar de moto;

  • Rodar na grande São Paulo;

  • Roda de BAG para apps (iFood, Rappi ou Uber Eats);

  • Roda no mínimo 6 dias na semana;

  • Roda pelo menos 150km e mais de 8 horas no dia.

Apesar disso, aqueles que não se enquadram nesse perfil também podem se escrever, já que a empresa planeja anunciar em breve serviços através de outros veículos e em outros estados.


Segundo os fundadores, a remuneração é fixa por dia de trabalho, mas um motoboy que circula com a Ledbox ganha cerca de R$1.100 todo mês.


Ledbox para carros?


Enquanto a Ledbox não expande seus meios de atuação, uma outra empresa tem se destacado por realizar propagandas em veículos.


Se trata da Mobees, que assim como a Ledbox também oferece anúncios em painéis de led, só que em carros.


A Mobees tem muito em comum com a Ledbox, principalmente na tecnologia e no modelo das operações. A principal diferença é que ao invés do setor de entregas, ela atua junto a motoristas de aplicativos de transporte.


Atuante na zona metropolitana do Rio de Janeiro, os anúncios da Mobees percorrem cerca de 40 mil km todos os dias.