• Mr. Frete

Google Meu Negócio: o que é e como funciona?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google que oferece aos usuários informações detalhadas sobre estabelecimentos e empresas e é útil para divulgação.


O Google é o mais famoso motor de buscas do mundo e a principal referência de muitos quando se fala em pesquisa e tirar dúvidas.


Ao pesquisar por algo no Google é normal que se tenha a expectativa de receber logo de cara uma resposta precisa e relevante.


As pesquisas de caráter comercial não fogem dessa lógica, já que os usuários também procuram saber de informações e avaliações sobre uma empresa ou estabelecimento através de buscas na plataforma.


Foi pensando nisso que o Google desenvolveu um recurso especial para exibir lojas e empreendimentos como respostas às pesquisas, de forma que quem pesquisa, consiga colher muito mais facilmente informações sobre o estabelecimento, e o estabelecimento, por sua vez, consiga se divulgar melhor para o público.


Esse recurso é o Google Meu Negócio.


O que é o Google Meu Negócio?


Você provavelmente já se deparou várias vezes com o Google Meu Negócio em ação e nunca se atentou, ou então sabia o que era, mas não sabia como fazer parte.


O Google Meu Negócio, ou My Business como também é conhecido, são as informações em destaque sobre um estabelecimento na página de resultados.


Os principais dados que podem aparecer são:


  • Endereço: o Google mostra ao usuário o endereço do seu negócio no Google Maps e traça rotas para ajudá-lo a chegar ao estabelecimento. Empresas que não têm um ponto físico também podem se cadastrar na plataforma;

  • Horário: a ferramenta mostra o horário de funcionamento do local e o fluxo de movimento médio ao longo do dia;

  • Número de telefone e e-mail: o cliente consegue checar as informações de contato;

  • Avaliações de clientes: é possível verificar a opinião de clientes por meio de notas e estrelas (de 1 a 5);

  • Fotos: a plataforma permite incluir algumas fotos do estabelecimento.

Como o Google Meu Negócio funciona?


Um resultado do Google Meu Negócio pode aparecer de três maneiras diferentes, dependendo de como o usuário realiza a pesquisa.


Pesquisa pelo tipo de estabelecimento


Se o usuário pesquisa por um tipo de negócio, mas sem colocar o nome de uma loja específica, o Google irá exibir os resultados mais próximos, sua localização no mapa e algumas informações sobre cada um.


Pesquisa por tipo de estabelecimento + local


Se na pesquisa o usuário informar o tipo do estabelecimento junto com uma localidade específica, o Google irá exibir, de forma semelhante a primeira, os negócios relevantes naquela região.


A diferença desse modelo para o anterior é apenas a área dos resultados exibidos. É muito comum em casos onde a pessoa não tem familiaridade com o local e deseja se informar sobre suas opções, ou quando deseja se planejar.



Pesquisa pelo nome do negócio


Ao pesquisar diretamente pelo nome do negócio, o usuário consegue informações mais detalhadas e completas sobre a loja.

Como cadastrar minha empresa no Meu Negócio?


Para ter sua empresa exibida entre os resultados, é preciso realizar um simples cadastro junto ao Google:


  1. Acesse o site Google Meu Negócio.

  2. Clique em “Gerenciar agora”.

  3. Crie/acesse sua conta no Gmail.

  4. Ao concluir o login, clique em “Inclua sua empresa no Google”.

  5. Preencha os dados da sua empresa.

  6. Finalize o cadastro e aguarde pelo contato e confirmação do Google.

Como editar o perfil do meu estabelecimento?


Após o cadastro ser validado pelo Google, você poderá acessar as configurações do seu estabelecimento no "Meu Negócio" e realizar diversas alterações.


Além de poder alterar as informações e fotos exibidas, é possível analisar o desempenho do seu negócio nas pesquisas do Google.


A plataforma te informa número de pesquisas, opiniões e comentários do público, dentre outros dados.


Além disso, dentro do Google Meu Negócio, você tem acesso a análises e insights que o próprio Google prepara para você.