• Mr. Frete

Fulfillment: o que é e como pode ajudar o seu negócio?

Na logística, o fulfillment é o serviço que abrange todo o processo de distribuição, do armazenamento até a entrega.


As traduções do termo fulfillment do inglês para o português englobam muitos significados, dentre eles: implementação, execução e desempenho.


Mas se tem uma palavra que sintetiza bem a prática é integração.


Afinal, ele é a concentração das diversas etapas que fazem parte da logística nas mãos de uma única empresa, eliminando intermediários, automatizando processos e aumentando a efetividade.


Como funciona o fulfillment?


Este braço da logística foi criado especialmente para atender e-commerces e negócios que realizam algum tipo de venda online.


Isso porque, como explicaremos adiante, o fulfillment envolve integrações entre plataformas para controlar os estoques e as remessas com precisão.


Vamos exemplificar.


Normalmente, após a confirmação de uma venda, a mercadoria passa pelos seguintes processos: separação>preparo>etiquetagem>despacho.


Isso, é claro, requer um planejamento bem elaborado, funcionários disponíveis, o que gera custos. Mas e se todas essas etapas pudessem ser unificadas e automatizadas ao máximo?


Imaginemos que João tenha uma loja de roupas que conta com um sistema de logística fulfillment.


Nessa loja, que realiza vendas pelo site, quando um cliente finalizar um pedido, o sistema imediatamente identifica a mercadoria que deve ser recolhida. Então, a empresa que presta o serviço recolhe o produto no estoque ou centro de distribuição, o armazena, faz sua preparação e realiza a entrega.


O processo pode ser visto como uma terceirização da logística, tirando o peso das costas do vendedor e o transferindo para uma empresa especializada, que realizará os processos com a maior eficiência possível.


A tecnologia no processo


A tecnologia tem um papel fundamental no funcionamento deste processo.


A integração entre a plataforma por onde as vendas acontecem e o sistema do responsável pelo fulfillment é crucial para o fluxo da operação.


É a partir da ação do software que todo o serviço pode ser coordenado e agilizado.


As vantagens do fulfillment para seu estabelecimento


Ter um serviço integrado à logística de operação da sua empresa pode contribuir de diversas maneiras:

  • Permite focar em outras demandas, como vender mais;

  • Agiliza o processo de entregas;

  • Controle de estoque de acordo com a demanda;

  • Otimiza os centros de distribuição;

  • Reduz intermediações desnecessárias.

Fulfillment no Brasil


Com o crescimento das vendas online no país, a procura por este tipo de serviços tem aumentado. Segundo dados do E-commerce Brasil, o setor bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, atingindo R$ 53,4 bilhões.


Por isso, tanto no ramo público como privado surgem opções.


Correios Log+


Correios Log+ é a solução de fulfillment da estatal brasileira. Para usufruir dela, é necessário firmar um contrato com os Correios.


estrutura correios log+
Foto: Correios/Divulgação


Estoca


A Estoca é uma empresa que oferece seus serviços de logística para outras empresas e estabelecimentos, permitindo que eles otimizem sua logística ao eliminar intermediações desnecessárias.