• Mr. Frete

Estoca: Empresa de logística fulfillment para e-commerces

Atualizado: 28 de dez. de 2021

A Estoca vem para revolucionar o Fulfillment, o serviço completo de logística, que abrange desde a venda até a entrega.


Se tem um setor da economia que vem mostrando um ritmo de crescimento notável, é o e-commerce.


No ano de 2020, pelo menos 150.000 lojas e 20 milhões de consumidores passaram a utilizar o e-commerce, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Além disso, em 2021, o setor bateu recorde de vendas no país, atingindo R$ 53,4 bilhões ainda no primeiro semestre, crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.


Ainda que os grandes e-commerces do Brasil como Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza sejam o rosto desse número expressivo, esse resultado de forma alguma seria possível sem a entrada dos estabelecimentos de pequeno e médio porte no ambiente das vendas online.


Uma das comprovações de sucesso do setor é o surgimento de novas tecnologias e novos negócios que tem como foco suprir as necessidades de um mercado em crescimento.


Um excelente exemplo disso é a Estoca, uma empresa brasileira que oferece serviços logísticos para estabelecimentos que realizam vendas pela internet.


O que a Estoca faz?


A Estoca surgiu como uma startup que atua no setor de logística para e-commerces de pequeno e médio porte, prestando um serviço de fulfillment.


Fulfillment, por sua vez, é o nome dado ao processo de gestão e gerenciamento completo da logística de um negócio.


Portanto, uma empresa como a Estoca, que pode ser contratada para realizar esse processo, pode ser considerada como uma terceirização de etapas, da gestão de pedidos e emissão de nota fiscal, até a armazenagem, etiquetagem e entrega.


Logo, a Estoca se classifica como uma empresa que oferece seus serviços para outras empresas e estabelecimentos, permitindo que esses otimizem sua logística ao eliminar intermediações desnecessárias.


Atendendo exclusivamente negócios que possuam um canal de vendas pela internet, a empresa segue sob a mentalidade de permitir que o vendedor direcione seu foco para outras demandas, enquanto a Estoca atende as demandas da logística.



Breve história da empresa


A Estoca surgiu das mentes do engenheiro Caio Almeida e do cientista da computação Rodrigo Cava. Com suas bagagens do mercado, inclusive com passagens por serviços como UberEats e Rappi, eles identificaram uma lacuna no setor de logística brasileiro.


"O frete era caro e ia demorar muito. Agora a gente precisa resolver isso. É um dos maiores desafios para qualquer e-commerce no Brasil." - Caio Almeida, para o portal Terra.

Fundada em Fevereiro de 2020, a proposta da empresa já atraía investimentos, mas a chegada da pandemia impulsionou o negócio de maneira que não estava prevista.


Afinal, como já apontamos, o e-commerce apresentou um crescimento sem igual desde o início da pandemia, já que comprar online foi a principal alternativa à necessidade do isolamento social.


O crescimento pode ser visto nos números: com seis meses de operação, a Estoca já tinha 10 clientes usando seus serviços e operava, em média, 600 pedidos por semana. Em Março deste ano já eram 25 clientes, e 15.000 despachos semanais. Em Outubro, o número chegou a cerca de 50 e-commerces atendidos e mais de 100.000 pedidos por mês.


"Esse é um número bem relevante, a gente vem crescendo mês a mês. Isso mostra também a consistência do nosso serviço." - Fábio Muller, Head de transporte da Estoca.

Como a Estoca pode ajudar seu negócio?


A Estoca oferece três modalidades diferentes nos seus serviços de logística.


Fulfillment


Como já explicamos, é quando a empresa assume todo o processo logístico do estabelecimento, do início ao fim. Da coleta dos pedidos até a contratação da transportadora que realizará a entrega até o consumidor final.


Um dado extremamente notável é que a empresa consegue realizar a entrega de 96% dos pedidos que administra no mesmo dia da venda.


No momento, esse braço da operação só está disponível em São Paulo, mas a empresa já tem planos para uma expansão nacional.


SaaS


SaaS é a sigla do inglês para o conceito de 'Software as a Service' ou 'Software como um Serviço'.


Nesse modelo, a empresa fornece apenas seu sistema de gestão logística, ou seja, o estabelecimento integra seu site, ponto de venda e catálogo à plataforma da Estoca que permite o controle, gerência e automação da logística dos estoques e das remessas.


Essa modalidade é mais utilizada por negócios que já têm um processo logístico estruturado, mas que ainda não é eficiente.


Operador Logístico


Diferente dos outros dois modelos, que lidam diretamente com o estabelecimento, a modalidade de Operador Logístico é a frente por onde a Estoca expande suas operações.


Um Operador Logístico é um parceiro que comercializa espaços de armazenamento para a empresa.


Pessoas ou empresas, com armazéns e galpões ociosos podem contatar a Estoca e ofertar seus espaços. Dessa forma, a responsável pelo fulfillment vai aumentando sua irrigação, principalmente por São Paulo, onde até março deste ano já contava com 3 armazéns logísticos.


Qual é o diferencial da Estoca?


Em entrevista com a equipe da startup, questionamos o que tornava a empresa diferente das demais.


Segundo eles, a Estoca diz que oferece a solução completa, porque realmente oferece a solução completa. Armazenagem, Despacho e Transporte, com um Software que cuida disso tudo.


Os detalhes que existem nesse processo, também são levados em consideração. Por exemplo, durante o processo de despacho, a Etiqueta de Envio é emitida e anexada junto à Nota Fiscal, otimizando tanto a separação das remessas quanto o próprio frete.


Além disso, o software da Estoca é capaz de se integrar a diversos outros, como:

  • ERP (Sistemas de Gestão Empresarial): Bling, Tiny, Erp sysemp, Webstorm, Azure, Omie, Protheus.

  • Logística: Loggi, Total Express, Melhor Envio, Correios, R3 Express.

  • Marketplaces: Mercado Livre, Magazine Luiza, SkyHub, Olist.

  • HUBs: Plugg.To, Ideris, Anymarket, Tray, BudaDigital.

  • Plataformas próprias: Shopify, Loja Integrada, Vnda.


Perguntas e respostas


Também em nosso bate papo exclusivo, o time da Estoca respondeu algumas perguntas. Confira a seguir!


P: Qual o objetivo da Estoca?


R: Democratizar o acesso a um bom serviço de logística com um bom preço para que os e-commerces de pequeno e médio porte possam competir com os grandes players do mercado.


P: Como a Estoca faz a coleta e entrega das remessas?


R: A Estoca contrata transportadoras para maximizar a eficiência. A que oferecer a melhor qualidade e agilidade no serviço será a escolhida.


P: Onde a Estoca atua?


R: A empresa tem sede em São Paulo, mas seu modelo de operação permite que atenda a todo o Brasil. A empresa já realizou entregas em mais de 1000 cidades, distribuídas por todos os estados do Brasil.


P: Que setor do e-commerce a Estoca atende?


R: Não temos um padrão, atendemos atualmente desde cosméticos até moda, roupas, tênis, máscaras, maquiagens, dentre outros modais.


P: A Estoca trabalha só com armazenagem?


R: Não. O foco da Estoca é o fulfillment - armazenagem, separação e frete. Porém a empresa pode atuar só com o frete. Nesse caso, o cliente realiza todo o processo de preparação e separação e a Estoca apenas recolhe no centro de distribuição e cuida do envio.


Além disso, a Estoca também atua fornecendo apenas seu sistema de gestão logística para empresas interessadas.


Interessado em conhecer mais, ou contratar o serviço da Estoca para seu negócio? Acesse o site deles clicando aqui.