• Mr. Frete

Como a Machine pode ajudar no delivery da minha farmácia?

Atualizado: 28 de Dez de 2020

A Machine é uma ferramenta que desenvolve aplicativos de entregas, e é ideal para a farmácia que deseja ter todo o controle do seu delivery.

Na imagem, uma farmacêutica está de costa. Na frente dela, há um estoque de medicamentos. Ao lado da foto, uma arte com os dizeres: como a machine pode ajudar no delivery da minha farmácia?

Há setores que, apesar de qualquer crise, precisam levantar, "sacudir a poeira" e, se necessário, reinventar-se rapidamente para seguir adiante.


Não apenas porque o negócio precisa, mas por toda a sociedade. Esse é o caso das farmácias.


Nos últimos meses, o setor se juntou aos supermercados e alguns outros serviços essenciais, permanecendo aberto, enquanto outros estabelecimentos precisaram fechar suas portas temporariamente.


Assim, mesmo contando com seu espaço físico, é evidente que parte da população não desejava se arriscar, indo até à farmácia para comprar um medicamento ou itens tão indispensáveis nesse momento, como álcool em gel e máscaras.


Por isso, as compras online de farmácias viram seus números atingirem picos históricos nos últimos meses.


Segundo relatório da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e da Compre e Confie, entre 24 de fevereiro e 18 de março de 2020, houve um aumento de 111% nas vendas online da categoria saúde, comparando com período semelhante ao ano anterior.


Em entrevista ao Estadão, André Dias, diretor executivo da Compre e Confie, explicou que o pico de vendas pegou muitos varejistas do setor desprevenidos, citando inclusive uma rede de farmácia que precisou tirar suas promoções do ar, pois havia vendido todo o seu estoque.


Um outro caso, que ganhou manchetes de jornais, foi da Rede Drogasil.


No primeiro trimestre de 2020, a empresa teve um aumento de mais de 39% no seu lucro líquido. As vendas online da empresa cresceram impressionantes 213% em um ano.


Dessa forma, não há como negar que o setor de delivery de uma farmácia se torna cada vez mais essencial.


Ao mesmo tempo, os desafios, que podiam estar adormecidos, ficam cada vez mais evidentes, necessitando uma resposta rápida dos empresários do setor.


Nesse cenário, a Machine pode contribuir com o seu delivery, agilizando a sua entrega e garantindo a melhor experiência para você e seu cliente.


O que é Machine e como ela pode me ajudar no delivery da minha farmácia?


A Machine é uma plataforma de tecnologia, que permite que centrais de transporte e entregas tenham seus próprios aplicativos.


Desde 2013, disponibilizamos um aplicativo white label, capaz de ser personalizado com logo, funcionalidades e preços definidos pelos gestores, além de um painel de gestão com dados completos sobre a operação.


Em meados de 2020, a plataforma foi atualizada para atender empresas de entregas e estabelecimentos comerciais, por meio do módulo de entregas da Machine.

Basicamente, estabelecimentos como a sua farmácia podem ter o próprio aplicativo, tipo Loggi ou Bee Delivery.


Dessa forma, você rompe qualquer tipo de intermediação com seu cliente, ficando responsável da venda até a entrega.


Afinal, você sabe bem dos desafios de um sistema de delivery. Em relação a um produto tão sensível, a agilidade é essencial. Por isso, cada segundo vale muito na sua operação.


Vamos falar, mais adiante, em quais etapas a Machine pode te ajudar.


Acompanhando sua entrega em tempo real


Do momento que o entregador aceita o pedido, até a entrega na casa do último cliente da rota, toda a movimentação pode ser acompanhada dentro da sua plataforma.


Por meio do sistema de mapas, você rapidamente identifica a posição do entregador.



Dessa forma, caso haja qualquer contratempo, ou um cliente entre em contato querendo informações sobre seu produto, basta pesquisar na plataforma.


Lembrando que o sistema permite definir até nove endereços de entrega em uma só rota.


Após a chegada em cada local, o entregador confirma a entrega dentro do próprio aplicativo, deixando tudo registrado. Caso a entrega ocorra longe do local definido, é enviado um alerta de confirmação para ele.


Automatizando seu sistema de gestão


Como você bem sabe, em uma operação de entregas, todo tempo é valioso, e não há mais tanto espaço para processos manuais ou pouco automatizados.


Por isso, com a Machine você diz "adeus" a cadernos ou planilhas no Excel para manter o controle da sua operação.


Dentro da plataforma, você tem acesso a um relatório completo com informações sobre os entregadores, veículos, endereços de entregas, quantidade de entregas solicitadas, realizadas ou canceladas, e formas de pagamento.


Eliminando aplicativos intermediários


Com a Machine, você não necessita mais de aplicativos de terceiros realizando suas entregas.


Ao contratar a plataforma, você terá seu próprio app de entregas e, por isso, pode definir suas tarifas, formas de trabalho e pagamentos.


Aplicativos que possuem marketplace, como a Rappi, acabam cobrando uma porcentagem das suas vendas, além de intermediar o contato entre você e seu cliente.


Tendo seu próprio sistema de entregas, você tem acesso direto a eles, podendo realizar promoções, listas de transmissão e e-mail marketing com seus clientes.


Lembrando que a Machine não possui um marketplace. A plataforma é especializada em entregas, e suas vendas podem ser realizadas pelo seu WhatsApp, telefone ou site.


Otimizando as rotas da sua entrega


Pode ser que você tenha um funcionário responsável por organizar toda logística da sua operação de entregas, definindo que entregador irá, qual caminho ele vai percorrer, qual será a primeira entrega, a última etc.


Com a Machine, ele também consegue automatizar esse processo. Por meio da otimização de rotas, o sistema calcula o melhor caminho, definindo o melhor momento de cada entrega.


Calculando automaticamente o valor do frete


Quando o cliente entra em contato, procurando por uma medicação específica, você verifica o seu estoque e informa o valor do produto.


Em seguida, você também deve informar quanto sairá o frete, caso você não ofereça ele gratuitamente.


Para facilitar para você e seus funcionários, não é mais necessário ficar pesquisando de local em local.


Dentro do sistema, você já consegue pré-cadastrar os valores da sua entrega de três formas:

  • Km e minuto

  • Km e hora parada

  • Tabela de Km

No caso das entregas, geralmente, os estabelecimentos optam pela tabela de Km. Dessa forma, dentro da sua plataforma, você define as faixas e valores de cada uma delas, como no exemplo abaixo:



Disparando entregas direto para o celular do entregador


Seja para seus entregadores contratados, ou para autônomos em momento de grande demanda, você não precisa mais ficar entrando em contato com eles sempre que necessitar do serviço.


Estando logado no app, da mesma forma que na Loggi ou Bee Delivery, basta realizar o pedido pela plataforma que, automaticamente, a entrega será disparada no celular do motoboy.


Assim, todas as informações que ele precisa para realizar a entrega aparecerão lá, como os endereços, a rota e forma de pagamento.


Em relação à distribuição de corridas, você pode definir que seja o entregador mais próximo da sua farmácia, criar uma fila virtual ou escolher manualmente o motoboy que irá realizar a entrega.


Dessa forma, a intenção é que a plataforma sirva para "tirar o peso das suas costas", e fazer com que a sua farmácia venda mais e melhor.