• Mr. Frete

Como fazer entregas para e-commerce?

Chamar os correios, contratar motoboy ou transportadora? Entenda as possibilidades de como fazer entregas para e-commerce.


Bom preço, qualidade e atendimento são características obrigatórias para qualquer negócio.


Porém, quando falamos de e-commerce é ainda mais importante que esses aspectos estejam presentes também no momento da entrega da mercadoria.Afinal, esse momento será marcante para a experiência do cliente.


Segundo o site e-commerce Brasil, atravessamos um contexto em que a competitividade e a evolução no perfil dos consumidores obrigam os negócios a gerarem constante valor para suas marcas.


Por isso, quem é dono de um e-commerce deve contar com um serviço de entregas que esteja sempre à disposição para atender às demandas, até porque uma entrega veloz e de qualidade gera um grande impacto positivo na forma que cliente vê o seu negócio.


Existem diversas opções de entregas que variam bastante, do alcance ao modo de serviço. Por isso listamos as principais, para que você possa escolher a forma de fazer entregas que faça mais sentido para sua loja virtual.


Correios

A primeira opção, e também a mais conhecida, é o serviço dos Correios. A organização, que até o momento da produção deste texto ainda é de caráter público e federal, é um dos maiores parceiros do e-commerce nacional.


O que muitos não sabem, é que os Correios possuem projetos e recursos específicos para atender às demandas das lojas online, indo muito além do sistema de postagem normalmente utilizado pelas pessoas físicas.


Dentre eles, está o Correios AproxiME, programa desenvolvido durante a pandemia do COVID-19 para impulsionar as lojas virtuais.


Ele reúne diversas oportunidades para quem tem uma loja virtual, como:

  • Correios Log+;

  • Correios Fácil;

  • Isenção de taxas de coleta;

  • Pagamentos facilitados;

  • Conteúdos úteis para e-commerce;

  • Suporte tecnológico;

  • Divulgação do site na página dos Correios.

A estatal também oferece o Correios Log+, seu próprio serviço de fulfillment, que abordaremos adiante.


Confira o material completo sobre os serviços que os Correios oferecem para sua loja virtual aqui!


Serviço de Fulfillment

Fulfillment é a centralização das diversas etapas da logística nas mãos de uma só empresa.


Ou seja, a partir do momento que uma venda é concluída na loja online, todo o processo de separação, preparação, armazenamento e entrega é feito por uma empresa terceirizada.


Tudo isso é possível pois as empresas desse ramo são capazes de integrar seus sistemas com a plataforma de vendas, coordenando todos os processos de forma automatizada.


Diagrama do fulfillment dos Correios
Fonte: Correios/Reprodução

Assim como os Correios, existem empresas privadas que também atuam terceirizando o processo completo da logística de e-commerces.


Uma delas é a Estoca, que gerencia toda a integração, armazenagem, etiquetagem e entrega das mercadorias vendidas pela internet de seus parceiros.


Contratar uma Central de Entregas de Motoboy


Muito além do delivery, os motoboys desempenham um fator muito relevante das entregas no país.


A agilidade e o menor porte levam os motoboys a muitas vezes serem a única opção de serviço que atende alguns lugares.


Contratar uma central de motoboy não fornece uma irrigação tão grande ao redor do país, porém, é uma forma extremamente eficiente de realizar entregas na mesma cidade, ou distâncias menores.


Além disso, contar com uma frota de motoboys a sua disposição também te permite oferecer entregas rápidas ou até mesmo no mesmo dia, o que com certeza é uma força e tanto para um e-commerce de pequeno ou médio porte.


O Mr. Frete traz uma lista completa com informações de contato de centrais de motoboys que atuam em São Paulo e Rio de Janeiro. Confira aqui.


Contratar transportadora


Outra opção muito utilizada pelos e-commerces, principalmente pelos de grande volume de vendas, são as transportadoras.


Trabalhar com transportadoras, permite um alcance quase nacional para um negócio. Além disso, tais empresas de transporte tem menos limitações para questões como, tamanho e peso de uma mercadoria, por exemplo.


Não por acaso, grandes empresas de vendas online como Magazine Luiza, Mercado Livre e Amazon trabalham em parceria com diversas transportadoras.


Algumas das transportadoras que estão habituadas no atendimento de e-commerces no Brasil: