• Mr. Frete

Como cadastrar meu estabelecimento para aceitar pagamento via Picpay?

O Picpay disponibiliza a modalidade Picpay Empresas para estabelecimentos que desejam ter a carteira digital como uma forma de pagamento.

Aplicativo do Picpay aberto na tela de um celular. Ao fundo há um estabelecimento comercial.

Se o ponto chave para o funcionamento de um negócio é fazer com que o público opte pelo seu serviço, essa jornada de consumo só está verdadeiramente completa no momento do pagamento.


Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, era inevitável que novidades não chegassem também nessa áreas.


Ferramentas como Pix e Picpay surgiram e rapidamente caíram no gosto do povo, revolucionando o mercado e dando mais opções além de simplesmente "dinheiro ou cartão".


Por isso, atualmente, um negócio que não está adaptado para aceitar as novas formas de pagamento é um negócio que está em desvantagem no mercado.


Confira então esse passo a passo que preparamos para você disponibilizar o Picpay como uma das formas de pagamento seu estabelecimento.


Como funciona o Picpay?


O Picpay funciona como uma carteira eletrônica para transferir valores para contatos e fazer pagamentos em estabelecimentos credenciados (à vista ou parcelados).


Essa carteira pode ser abastecida através de boleto bancário, cartões de débitos e transferências bancárias.


Além disso ela pode estar vinculada a um cartão de crédito e a uma chave Pix.


Como receber no meu estabelecimento via Picpay?


O Picpay oferece duas modalidades para quem vende: Picpay Empresas e o Picpay PRO.


A diferença é que o Empresas é voltado para aqueles que possuem CNPJ e o PRO tem foco em profissionais autônomos e liberais, sem ponto comercial físico.


Sendo assim, abordaremos especificamente o cadastro para o Picpay Empresas.


Cadastro


O primeiro passo é se cadastrar através do site Picpay Empresas.


É bem fácil e rápido. Clique aqui para ser levado diretamente para a área de cadastro.


Como dito, é necessário ter um CNPJ válido e, além disso, as informações cadastradas devem ser da responsável legal pela empresa.


Primeiro serão solicitadas algumas informações de identificação pessoal, como nome, telefone, e-mail e CPF. Depois, as informações específicas do seu negócio.


Após finalizar o processo suas informações passarão por uma verificação automática.


O processo é seguro e não leva mais que alguns minutos.


Caso tudo seja aprovado, você já pode baixar o app específico para estabelecimentos e começar a receber.


Custos


O Picpay foi pensado de forma a ser uma ferramenta de uso gratuito, porém existem algumas cobranças feitas em determinados casos, como o de empresas.


Ou seja, você não paga valores por adesão, aluguel ou mensalidade. Um dos únicos valores cobrados para estabelecimentos é uma pequena taxa sobre as vendas feitas pelo aplicativo, como seria no caso de uma maquininha de cartão.


Essa taxa normalmente é de 2,99% sobre o valor da compra, porém, existe a possibilidade de uma flexibilização, dependendo da condição do estabelecimento.


O Picpay também oferece taxa zero por 60 dias para novos usuários.


Funcionalidades


O Picpay conta com uma série de ferramentas para facilitar a rotina do seu estabelecimento.


Além das já usuais cobranças via QR Code, também existe a cobrança à distância. Você gera um link com os dados da transação e pode mandar diretamente para o cliente via redes sociais.


Outro recurso é a possibilidade de escolher em quanto tempo você quer que o valor recebido seja depositado em sua conta.


É possível escolher entre 1 e 80 dias, com o benefício de ter a taxa reduzida quanto maior o período.


O app do Picpay também conta com um mapa para o cliente, que mostra os estabelecimentos na área que aceitam pagamentos via Picpay.


Dessa forma o público é incentivado a consumir em negócios que utilizem essa tecnologia, provando que a inovação também pode aumentar suas vendas.